quinta-feira, 25 de abril de 2013

Orientações sobre o Blog de Estágio





*      É o registro da história do futuro pedagogo, especialmente o que foi aprendendo durante o Curso de Pedagogia.
*      É o local de expressão da construção da sua identidade profissional durante o processo de ensino aprendizagem.
*      É o local em que ele vai anotando suas emoções, descobertas, sucessos e insucessos que marcam sua itinerância pedagógica.
*      È o relato das adaptações e modificações que o estudante vai fazendo na maneira de trabalhar na sala de aula.
*      È o espaço em que o estagiário vai registrar suas reflexões sobre os vários momentos do curso e acerca de sua própria ação.

            O blog é, portanto, uma interface[1] rica e dinâmica, elaborada de forma gradual pelo estagiário, no qual devem estar presentes os acertos, as vitórias, os avanços, mas também as falhas, os momentos de desânimo, as dúvidas.
É uma espécie de “diário”, no qual o estagiário vai escrevendo sobre o que está sentindo, refletindo, vivenciando. E é nesse “diário” que ele vai construindo sua identidade profissional.

Como elaborar o blog? Algumas sugestões...

       Resgate Histórico: Saberes pessoais e pré- profissionais

*      Como era a escola na época em que você estudou?
*      Como você foi alfabetizado?
*      Relação professor – aluno;
*      Metodologia de trabalho;
*      Concepção de avaliação;
*      Todos tinham acesso à escola?
*      De que forma a escola daquela época contribuía para o exercício da cidadania? Era igual ao que ocorre hoje?
*      O ensino hoje melhorou ou piorou? Por quê?
        
        É preciso escrever também... 

*      As experiências e modificações na sua sala de aula, a partir do que aprendeu no curso de Pedagogia.
*      As reações dos alunos às suas mudanças.
*      As lembranças e  momentos importantes de sua vida que foram despertadas durante o curso.
*      Algumas explicações sobre o que aconteceu em sua própria itinerância profissional.
*      As trocas e comentários sobre as experiências de outros professores que estão no curso.
*      As expressões da criatividade, sentimentos, intuições e percepções sobre seu processo de ensino – aprendizagem.
*      A importância do outro ( professor, colega, regente, diretor,etc) na sua formação.

O blog também tem a função de propiciar, além de reflexão, avaliações do estagiário sobre seu próprio desenvolvimento profissional.
*      Como ele está avaliando seu desempenho?
*      Quais os fatos que demonstram as mudanças em sua prática?
*      O que ele está fazendo para superar as suas dificuldades?
*      Como essas transformações ocorreram nas suas relações com os  alunos?

Observação: Para um maior enriquecimento do trabalho, os alunos poderão agregar ao blog fotos de quando era criança, fotos da escola que estudou, fotos dos alunos do estágio, fotos da escola, além de fazer links para outros sites etc. 









[1] O termo interface está relacionado à informática e à cibercultura como dispositivo para o encontro de duas ou mais faces em atitude comunicacional, caracterizando-se como um objeto virtual característico do ciberespaço. (JONSON, 2001)

2 comentários:

  1. O estágio é de fato o momento dos confrontos, teoria e prática, classe e professor, experiencia docente ,choque de realidades...em fim a diversidade humana que a sala de aula apresenta a este professor em processo de formação inicial.Estamos chegando a final do curso e o estágio supervisonado é a disciplina que propicia o êngodo dos dilemas da profissão docente, momento de refletir a prática , de perceber como todas essas teorias estudadas até então , poderão ser útil nessa jornada. Na última aula do dia 13/05/2013 além de outras questões relacionadas ao estágio , foi apresentado o texto" Etnografia prática escolar ", que nos traz a luz informações importantes quanto ao processo de observação do ambiente escolar,perceber os por menores que este ambiente apresenta muitas vezes de forma oculta e que de certo são influentes no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

    Deixo aqui, os meus parabéns a iniciativa do blog, que de certo será palco de boas reflexões do nosso processo educativo fazendo o contra ponto com as discussões da sala de aula e o estágio supervisionado.


    Davi Bezerra ( 8ª semestre)

    ResponderExcluir
  2. O estágio é muito importante no sentido de nos fazer confrontar a teoria estudada ao longo de todo o curso, que possibilita fazer uma reflexão sobre o papel do professor em sala de aula e fundamentar nossa prática de forma consciente ao começarmos a exercer a profissão de professor. A prática comprometida em sala de aula é de fundamental importância para que o desenvolvimento cognitivo da criança aconteça de forma saudável levando-as assim a ter excelentes experiências de aprendizagens que respeitem as fases cognitivas nas quais elas se encontram. É justamente o que a educação precisa: Educadores capazes de questionar a realidade que a ele se apresenta a fim de proporcionar mudanças sociais. O texto "Etnografia pratica escolar", discutido na sala de aula do dia 13/05. Onde nos proporcionou uma reflexão quanto a pratica desse tipo de pesquisa na Educação, a qual caracteriza por considerar aspectos relacionados a dimensão cotidiana da escola e da comunidade, perpassando pelos aspectos culturais e segmentos que atuam direta ou indiretamente. É um olhar sensível as praticas educativas que não são registradas no diário de classe, ou seja é preciso estar atento com um olhar mais aprofundado no contexto escolar, para além de um documento da escola.

    Márcia Leal - VII semestre

    ResponderExcluir